Obter o CNPJ para advogado é o primeiro passo para você se formalizar como profissional, seja sozinho ou através de uma empresa.
Neste artigo, mostraremos o passo a passo completo para obter o seu CNPJ e começar a atuar como advogado.
A seguir, você verá o passo a passo completo para obter seu CNPJ como advogado:
O primeiro passo para abrir um CNPJ para advogado é escolher o tipo de empresa que você vai constituir. Existem duas opções principais: a sociedade de advogados, ou a sociedade individual de advocacia.
A Sociedade de Advogados é formada por dois ou mais advogados que se associam para exercer a função. Desse modo, os lucros, custos e responsabilidades são divididos.
Já a Sociedade Individual de Advocacia é formada por um único profissional, que exerce a função, assumindo todos os direitos e deveres da empresa.
A escolha do tipo de empresa depende do seu perfil, dos seus objetivos e das suas preferências.
O segundo passo para abrir um CNPJ para advogado é elaborar o contrato social da empresa. Esse é um documento que define as regras, direitos e deveres dos sócios da empresa.
O contrato social contém informações como:
O contrato social deve ser elaborado com cuidado e clareza, evitando ambiguidades e conflitos. Para isso, é recomendável contar com um especialista para redigir o documento.
Além disso, o contrato social deve ser assinado por todos os sócios e por duas testemunhas, e reconhecido em cartório.
O terceiro passo para abrir um CNPJ para advogado é registrar a empresa na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e na Receita Federal. Esses são os órgãos responsáveis por conceder o registro e o CNPJ para a empresa, respectivamente.
No registro da OAB, é necessário apresentar o contrato social e os documentos do sócio na sede da Ordem de seu Estado. A OAB irá analisar o contrato social e verificar se está conforme as normas da advocacia.
Se tudo estiver de acordo, o registro de empresa será emitido. Esse é o número que comprova sua regularidade perante a entidade.
Para registrar a empresa na Receita Federal, é necessário acessar o site, preencher o formulário da solicitação do CNPJ. Você deve informar os dados da empresa, dos sócios, da atividade e regime tributário.
Após o preenchimento, envie o formulário e aguarde o retorno do órgão. Caso esteja tudo de acordo com as regras, você acaba de conseguir seu CNPJ para advogado.
Sabemos que abrir um CNPJ para advogado pode ser uma tarefa que requer tempo e atenção, por isso, deixe que a gente te ajude. Aqui na RPM Contabilidade, temos os profissionais necessários para otimizar o processo da obtenção de CNPJ.
Sendo assim, não perca tempo e nos contate para receber a ajuda que merece!
DESCOMPLIQUE A ABERTURA DE SEU CNPJ!