Os tipos de empresa são uma grande dúvida para os empresários que desejam criar e iniciar seu império.
Afinal, decidir qual tipo de empresa irá seguir depende de algumas configurações específicas.
Para escolher e decidir qual será o modelo da sua companhia, os empresários dependem de um conhecimento vasto sobre os principais tipos de empresa existentes, porque não existe somente uma forma de negócio e, sim, vários tipos societários, portes e regimes tributários diferentes.
Diante disso, decidimos escrever este artigo sobre os tipos de empresa para te dar mais segurança ao escolher a sua forma jurídica.
Confira a seguir e acabe de vez com as dúvidas e inseguranças!
Dentre os principais tipos, podemos destacar:
Também conhecida como empresário individual, esta é uma forma mais simples de negócio em que uma pessoa possui e assume toda a responsabilidade.
Esta é uma forma legal em que dois ou mais acionistas se unem para formar uma empresa. A responsabilidade dos sócios está limitada ao valor das suas quotas e a sociedade tem personalidade jurídica própria.
A tributação é baseada no regime do Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real, dependendo do faturamento e das atividades da empresa.
É uma forma de empresa pública ou privada em que o capital social é dividido em ações. A responsabilidade de um acionista é limitada ao valor das ações detidas.
A governança corporativa está mais estruturada, com regras específicas para emissão de ações e divulgação de informações financeiras.
É uma forma simplificada de negócio para empresas individuais com faturamento anual limitado. Tem um sistema tributário especial e uma série de benefícios, como benefícios previdenciários e obrigações fiscais simplificadas.
Para saber mais sobre os tipos de empresa e como abrir o seu negócio, confira os artigos abaixo:
Analise a natureza do seu negócio, o setor em que você opera e as atividades que planeja empreender.
Alguns tipos de empresa podem ser mais adequados para indústrias específicas ou modelos de negócios específicos.
Considere o nível de responsabilidade que você está disposto a aceitar. Se você deseja limitar sua responsabilidade pessoal, pode fazer mais sentido escolher uma sociedade de responsabilidade limitada em vez de uma empresa individual.
Considere como você irá estruturar a sua empresa. Se você quer um sócio ou investidor, uma parceria ou corporação faz sentido.
Se você deseja controle total sobre sua empresa, pode escolher uma empresa individual.
Considere as implicações fiscais de cada tipo de negócio. Diferentes regimes tributários podem ser aplicados a diferentes tipos de negócios.
Consultar um contador ou profissional tributário pode ajudá-lo a entender melhor as implicações fiscais de cada opção.
Avalie os custos iniciais e operacionais, e os encargos administrativos associados a cada tipo de negócio. Alguns tipos podem exigir mais papelada, registro e taxas legais do que outros.
Considere as perspectivas de crescimento futuro da empresa. Uma empresa pública pode ser mais apropriada se você planeja expandir para mercados internacionais ou atrair investidores externos.
Informe-se sobre as leis e regulamentos para diferentes tipos de negócios em seu país ou região. Algumas formas jurídicas podem ter requisitos ou restrições especiais em determinadas jurisdições.
Nós, da RPM Contabilidade, te ajudamos a entender melhor sobre os tipos de empresa, e ainda auxiliamos na escolha do tipo mais vantajoso para o seu negócio.
Possuímos um serviço especializado em abertura de empresas. Assim, você fica por dentro da legalidade e de tudo que é necessário para realizar o início do seu sonho!
Entre em contato conosco e comece a erguer seu império empresarial!
Quer escolher o tipo de empresa ideal para você? Clique aqui!