Definir entre atuar como PF e PJ na advocacia é uma das principais dúvidas que os advogados possuem. Afinal, é uma decisão que impacta diretamente na tributação.
Isso afeta o recolhimento de impostos, benefícios, bem como outros fatores essenciais para a realização das atividades em seu cotidiano.
Pensando nisso, apresentamos, em nosso artigo, alguns dos principais questionamentos feitos pelos advogados, como a diferença entre as duas opções, a tributação em cada uma delas e os procedimentos para definir a mais adequada.
Acompanhe a leitura e entenda mais sobre o assunto!
Sobretudo, a tributação é um dos aspectos mais importantes para uma gestão financeira segura de qualquer negócio ou profissão.
Afinal, envolve pagamento de impostos, taxas e contribuições junto aos órgãos competentes, conforme normas e leis vigentes.
No caso dos advogados, existem duas formas de tributação: pessoa física e jurídica.
Mas, afinal, você sabe qual a diferença entre PF e PJ?
Inicialmente, é possível dizer que a principal distinção está na maneira em que o profissional se relaciona com o Fisco e seus clientes
Como Pessoa Física, o advogado atua como profissional autônomo.
Diante desse cenário, é preciso emitir o recibo de seus honorários para seus clientes e declarar seus rendimentos no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).
Isso faz com que esteja sujeito ao pagamento do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), cujas alíquotas variam de 7,5% a 27,5% dependendo da faixa de renda e da contribuição previdenciária ao INSS, que é de 20% sobre o valor dos honorários.
Já como Pessoa Jurídica, o advogado precisa constituir uma empresa, podendo ser escritório de advocacia ou sociedade unipessoal.
Assim, é preciso emitir notas fiscais para seus clientes.
Como PJ, é possível escolher entre os
em nosso país — cada um deles possui suas próprias regras, alíquotas e obrigações acessórias a serem cumpridas.
Vale destacar também que é preciso pagar o pró-labore e declarar seus rendimentos anualmente.
Escolher entre a tributação PF e PJ para advogados depende de diferentes fatores, pois pode proporcionar uma série de benefícios para os profissionais desse segmento.
Atuar como Pessoa Física oferece maior simplicidade, com menores burocracias a serem resolvidas, pois não é preciso abrir uma empresa, nem emitir notas fiscais ou contratar um contador para te auxiliar.
Além disso, atuando como PF, é possível deduzir algumas despesas no IRPF, o que reduz sua base de cálculo e o imposto devido.
Vale destacar que, a pessoa física pode se aposentar pelo teto do INSS, desde que tenha contribuído sobre o valor máximo.
Por sua vez, atuar como PJ pode ser mais vantajoso nos aspectos tributários, já que possibilita que o advogado pague menos impostos.
Como pessoa jurídica é possível distribuir os lucros ou dividendos para si mesmo, ou para outros sócios, que estão isentos de impostos. Isso possibilita aumentar sua renda líquida.
Portanto, para definir qual a opção mais adequada entre PF e PJ é preciso analisar diferentes aspectos, como faturamento, tipo de cliente, custo operacional, planejamento previdenciário e outros.
Dessa forma, o apoio de uma contabilidade especializada pode ser determinante nesse período.
A definição entre a tributação de PF e PJ para advogados é fundamental para o sucesso do profissional em sua área de atuação.
Por isso, uma contabilidade especializada para advogados pode ser a melhor escolha em meio a esse processo.
Isso porque os especialistas possuem a expertise necessária para solucionar todas as questões tributárias que envolvem as suas atividades, além de auxiliar na escolha do regime tributário mais adequado, ou emissão de documentos fiscais.
Os profissionais da contabilidade também podem cuidar de todos os trâmites envolvendo os cálculos e recolhimento dos impostos, bem como a elaboração das declarações anuais.
Nós, da RPM Contabilidade Digital, contamos com um time altamente capacitado e experiente, pronto para oferecer soluções eficientes e inovadoras para nossos clientes.
Buscamos identificar as reais necessidades de cada parceiro, visando oferecer estratégias adequadas.
Portanto, evite problemas com a tributação para PF e PJ, conte com quem entende do assunto!
Fale com os especialistas da RPM Contabilidade!