A isenção de impostos é um assunto de grande interesse para empresas e pessoas físicas, especialmente em um cenário de carga tributária elevada.
Embora a isenção total seja rara, há uma série de estratégias que podem ser adotadas para reduzir a carga tributária, como a utilização de incentivos fiscais, regimes especiais e deduções permitidas por lei.
Para empresas, a busca por isenção de impostos pode ser uma das principais prioridades, uma vez que a tributação representa um dos principais custos.
Já para pessoas físicas, a busca por isenção de impostos pode ser uma forma de reduzir o impacto da tributação em seu orçamento pessoal.
Neste artigo, traremos informações que podem te ajudar a encontrar caminhos para reduzir o gasto com impostos. Acompanhe a leitura e entenda mais sobre o assunto!
A isenção de impostos para pessoas físicas e empresas significa dedução e/ou suspensão do pagamento de certos valores.
Através de incentivos fiscais, ela pode acontecer em âmbito federal (Imposto de Renda), estadual (ICMS) ou até municipal (ISS ou IPTU).
No entanto, para conseguir certas isenções, é preciso se enquadrar em algumas regras. Por exemplo, as empresas devem estar enquadradas no Lucro Real, e as pessoas físicas precisam fazer a declaração completa do Imposto de Renda.
No caso das empresas, estar enquadrado no regime tributário correto é o passo mais importante para não pagar uma quantidade excessiva de impostos.
Já em relação à pessoa física, nem sempre a declaração de Imposto de Renda é necessária. Assim, é fundamental consultar a legislação para saber quais são as regras e condições para estar isento do IR.
Saiba mais:
Para pessoas físicas, uma das principais deduções é a realizada na declaração do Imposto de Renda, que permite deduzir algumas despesas, como educação, saúde, previdência privada, etc.
Outra estratégia utilizada é a realização de doações para entidades sem fins lucrativos. Essas doações são dedutíveis do IR, desde que sejam feitas para instituições credenciadas pelo governo.
Aderindo aos incentivos fiscais, uma empresa pode deduzir seus impostos repassando contribuições que iriam para o governo para projetos culturais e de bem-estar social.
Existem incentivos fiscais federais, estaduais e municipais, ou seja, são diferentes maneiras de contribuir para a sociedade, no qual cada uma delas tem as suas particularidades, recompensas e destinos.
Buscando por alternativas de isenção de impostos, as pessoas físicas e empresas conseguem mais recursos financeiros para uso interno, buscando suprir eventuais necessidades e realizando investimentos em busca de crescimento.
Além de tudo isso, ajudar a sociedade é, em qualquer circunstância, um ponto positivo que merece ser valorizado. A responsabilidade social é fundamental para qualquer instituição.
Sempre é vantajoso pensar no próximo. Sem contar que a imagem da empresa é vista com bons olhos.
Pensando no crescimento contábil da sua empresa ou da sua vida pessoal, nós, da RPM Contabilidade Digital, estamos à disposição para te ajudar com qualquer problema ou dúvida.
Podemos clarear as alternativas e fazer você entender na prática como funciona o processo para isenção de impostos.
Fale conosco!
Quero saber mais sobre a RPM Contabilidade Digital!